segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Distância Transaccional



Moore em 1980 introduziu uma medida cujo o objectivo era o envolvimento de estudantes em cursos de educação a distância.

Para Moore uma distância transaccional mais pequena era sinal de um maior envolvimento por parte dos estudantes.
Quanto mais diálogo houver, menor será a distância, por outro lado, se existir mais estrutura providenciado pelo instrutor, a distância transaccional será maior.

O maior ou menor envolvimento dos estudantes em cursos de EaD, depende da distância transaccional (função do diálogo e da estrutura).

Para além do diálogo e da estrutura, Moore e Kearsley (1996), puseram a hipótese de existir um 3º factor, a autonomia do aluno.
A interacção destes 3 factores originou um modelo a que chamaram teoria da distância transaccional. Teoria essa que foi explorada de forma a compreender a maneira como os estudantes se relacional e respondem com as aulas de educação á distância.

Segundo Moore " a teoria da distância transaccional serviu como ferramenta que pode ser usada para descrever cursos de educação a distância e programas para localizar alguém em relação a outro, no universo desses eventos. Ao mesmo tempo fornece um enquadramento em que investigadores podem localizar numerosas variáveis de estrutura, diálogo e autonomia dos alunos, e depois colocar questões sobre relações entre essas variáveis". Esta teoria tem funcionado mais como uma teoria descritiva do que como uma teoria preditiva.

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