segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Presença Social

O conceito de presença social foi investigado por diferentes autores.
Short e al (1976) introduziram o conceito de presença social, definindo-a como "o grau de saliência de outra pessoa numa interacção e a consequente saliência de um relacionamento interpessoal". A intimidade e a proximidade fazem parte da presença social, sendo esta um factor do meio e dos participantes.

Gunawardena e Zittle (1997), estudaram o conceito de presença social para tentar compreender qual o impacto dos estudantes em relação ao ensino a distância. Para tal procuraram "medir até que ponto a presença social é um preditor da satisfação global do aprendente numa conferência por computador".

Rourke e al. (1999) definem presença social como "a habilidade dos alunos para se projectarem socialmente e efectivamente numa comunidade de inquirição". Rourke e al. desenvolvem um sistema de codificação para medir a presença social.

Garrison e al (2001) ampliaram o conceito de presença social para presença cognitiva (medida do envolvimento do estudante na inquirição).

A presença social pode ser considerado um factor importante para a aprendizagem e satisfação dos estudantes em cursos a distância.

Sem comentários: